Encontro exclusivo para cursistas dos cursos de Atualização em Serviço Educacional em Ambiente Hospitalar e Domiciliar e de Aperfeiçoamento em Produção de Materiais Pedagógicos na Educação Inclusiva.
📅 27 e 28 de novembro de 2025 · 💻 Evento on-line
O Seminário “Múltiplos Olhares sobre a Educação Inclusiva” integra a programação formativa de dois cursos promovidos pela UFMS:
Ao longo de dois dias, serão discutidas as interseções entre saúde e educação no Brasil, a escolarização de estudantes em contextos de hospitalização e tratamento domiciliar, o atendimento educacional à pessoa com deficiência visual e surdocegueira e a importância dos cuidados paliativos na garantia do direito à educação.
O seminário busca ampliar o repertório teórico e prático dos cursistas, contribuindo para formas de atendimento verdadeiramente inclusivas e humanizadas.
O seminário é destinado exclusivamente aos cursistas:
São, em sua maioria, professores da Educação Básica, profissionais da educação especial, da saúde, gestores escolares e demais participantes envolvidos com a educação inclusiva em diferentes contextos.
A programação reúne palestras e mesas-redondas com especialistas que atuam na área da deficiência visual, surdocegueira, educação inclusiva, cuidados paliativos e na articulação entre saúde e educação.
Conheça os especialistas que compõem a programação do seminário.
Fisioterapeuta, licenciado em Ciências Biológicas, mestre em Ciências Biológicas e especialista em Educação Especial, Gestão em Saúde Pública e Administração Escolar. Professor do Magistério Federal no Instituto Benjamin Constant, com ampla experiência em educação especial e formação de professores.
Doutor em Ciências da Saúde pela ENSP/FIOCRUZ, mestre em Ciências Biológicas e especialista em Fisioterapia Oncológica. Servidor do INCA, conselheiro da ANCP (Regional Sudeste) e líder de grupo de pesquisa em cuidados paliativos, articulando saúde, direitos humanos e educação.
Mestranda em Diversidade e Inclusão (UFF), pós-graduada em Surdocegueira e graduada em Pedagogia pelo INES. Guia-intérprete formada pela Ahimsa, atua como tradutora/intérprete de Libras no NAEPS do Instituto Benjamin Constant.
Graduada em História, especialista em Saúde Mental da Infância e Adolescência, mestre e doutora em Educação. Professora do Instituto Benjamin Constant na área de Surdocegueira, integra o NAEPS e coordena a Educação Precoce do IBC.
Doutora em Educação pela PUC-Rio e mestre pela UNIRIO, com sólida atuação na Educação Especial e Inclusiva, especialmente na deficiência visual. Docente do Instituto Benjamin Constant, trabalha com braille, soroban e tecnologias assistivas.
Mestranda em Ensino na Temática da Deficiência Visual pelo IBC, especialista em Fisiologia do Exercício Avançada e graduada em Educação Física. Docente no Instituto Benjamin Constant, com experiência em orientação e mobilidade e reabilitação de pessoas com deficiência visual.
Servidor federal do Instituto Benjamin Constant, membro da Comissão Permanente de Acessibilidade e chefe substituto da Divisão de Pós-graduação e Pesquisa. Especialista em acessibilidade digital, colaborou no desenvolvimento do e-MAG 3.0 e da norma ABNT NBR 17225:2025.
A participação no seminário é destinada exclusivamente aos cursistas dos dois cursos mencionados.
• Os links de acesso às transmissões serão disponibilizados no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) de cada curso e na página de links do projeto.
• A presença será registrada conforme as orientações da coordenação e poderá compor a carga horária para certificação.
• Em caso de dúvidas, os cursistas devem consultar os avisos no AVA ou entrar em contato com a equipe de apoio.
A participação no seminário integra a carga horária dos cursos:
A forma de confirmação da presença (lista, formulário ou outro recurso) será informada pela coordenação durante as atividades e por meio de avisos no AVA.
Este seminário é uma ação da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), por meio da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Esporte (PROECE) e do Instituto de Biociências (INBIO), com apoio técnico-financeiro do Ministério da Educação (MEC).
As atividades integram a programação formativa dos cursos de Atualização e de Aperfeiçoamento na área de educação inclusiva, reafirmando o compromisso com o direito à educação de estudantes em situação de hospitalização e tratamento domiciliar.